Captura de Tela 2015-11-21 às 15.01.57

As 10 maiores mudanças das páginas para a tela na adaptação de “A Esperança – O Final”

eefbaad0-e478-4588-a28c-cac26a4932b8

A revista Entertainment Weekly listou as 10 maiores mudanças das páginas para a tela na adaptação cinematográfica de “Jogos Vorazes: A Esperança – O Final

Um fato é que nunca teremos uma adaptação cinematográfica 100% perfeita, mas felizmente, a franquia Jogos Vorazes sempre representou positivamente na questão de adaptação cinematográfica, principalmente o filme “Jogos Vorazes: Em Chamas“.

A lista não é recomendada para aqueles que não assistiram ao filme, pois contém spoiler.


1. Onde está Delly Cartwright?

No livro, para ajudar Peeta a se recuperar da lavagem cerebral feita pela Capital, Plutarch sugere que ele fale com alguém familiar, alguém que ele conhecesse do Distrito 12, para facilitar sua transição de volta à normalidade. Essa pessoa foi uma garota chamada Delly Cartwright, que já conhecia Peeta e Katniss antes dos Jogos. Entretanto, o filme decidiu não introduzir um personagem novo, e sim usar Prim para falar com Peeta.


2. Sem bolo de casamento.

Ok, talvez isso seja uma pequena mudança, mas eu fiquei um pouco desapontado de não ver o bolo de casamento que o Peeta decorou para o casamento do Finnick e da Annie. No livro, foi um momento significante quando Katniss percebeu que para decorar um bolo, ele teria de estar melhorando.


3. Mais Snow

Isso já vem do primeiro filme e é, honestamente, algo que você já espera quando adapta um livro que é em primeira pessoa: você verá mais a perspectiva dos outros personagens. Neste filme, nós vemos mais as atividades “por trás das câmeras” de Snow, algo que, no livro, a Katniss obviamente não sabia sobre.


4. Katniss vai às escondidas para a Capital.

No livro, Katniss e Johanna se unem e treinam o máximo possível, na esperança de serem liberadas para a batalha. No final, Johanna não consegue, mas Katniss sim. O filme escolhe pular toda a parte da preparação para a batalha, e Katniss vai às escondidas para a Capital depois de levar um tiro no Distrito 2.


5. Olá, Caesar Flickerman.

A segunda metade do livro, na qual o filme é baseado, não mostra Caesar Flickerman em nenhum momento. Ao invés disso, quando a Capital acredita que Katniss está morta, eles pedem para um repórter informar ao mundo. Mas por Flickerman ser interpretado pelo incrível Stanley Tucci, não é uma surpresa que deram um jeito de ele aparecer no filme.


6. Morte de Messalla.

Lembram quando eu mencionei que o filme era menos macabro? Bem, a maior mudança foi relacionada ao Messalla. No livro, ele fica preso em um tipo de feixe de luz, e Katniss assiste enquanto sua pele derrete. No filme, ele simplesmente pisa em uma viga e despedaça-se em milhões de pedaços. Ainda perturbador, mas menos assustador. (Algo que também é menos macabro, é o tratamento das queimaduras de Katniss, que no livro são tratadas apenas uma vez; diferente do livro, onde constantemente mencionam sua como seu corpo está sensível e normalmente sangrando.)


7. A carta de Plutarch.

No filme, após Katniss assassinar Coin, não é Plutarch que a informa sobre seu julgamento. Ao invés disso, é Haymitch que a informa, lendo para ela uma carta escrita pelo Plutarch. Essa foi a maneira do filme lidar com a morte de Philip Seymour Hoffman, e funcionou bem. Plutarch informa Katniss que Paylor irá perdoá-la de seus crimes, e que ela poderá retornar para o Distrito 12. O filme não menciona diretamente o novo título de Plutarch de Secretário de Comunicações, mas o mostra ao lado de Paylor quando ela toma posse.


8. A despedida de Effie.

A Esperança — Parte 1 decidiu que Effie não seria capturada pela Capital, então ela retorna para o casamento de Finnick e depois prepara Katniss para o que deveria ser o assassinato de Snow. (Infelizmente, Octavia e Flavius não estavam lá para ajudá-la como nos livros.) Ainda assim, já que não se pode deixar Elizabeth Banks sem uma despedida oficial, o filme teve uma cena final para Effie, onde ela viu Katniss e Haymith partirem para o Distrito 12, completando com um beijo nos lábios de Haymitch.


9. Sem Greasy Sae.

Nos livros, quando Katniss volta para casa, Greasy Sae foi junto e cuidou dela – cozinhou, limpou, etc. O filme novamente decidiu não introduzir um personagem novo, e ao invés disso, deixou Katniss lamentar a perda de sua irmã apenas com Buttercup.


10. A idade de sua filha.

O epílogo do livro descreve os filhos de Katniss e Peeta como “a garota de cabelos escuros e olhos azuis dançando” e “o garoto de cachos loiros e olhos cinzas.” No filme, a garota dançando está mais para uma pequena criança no colo da mãe, mas o efeito ainda é o mesmo.


O que acharam da lista feita pela Entertainment Weekly? Concordam? Conta pra gente!

Tradução: Luana mender, Isadora Simôes e Rebecca Cosendey

Criador da Sobre Entretenimento - grupo que administra os sites Sobre Sagas, Sobre Pop e Sobre Séries, apaixonado por Lana Del Rey, iamamiwhoami e por Harry Potter, vê nos livros uma maneira de embarcar em um novo mundo, viver uma nova história e sentir diferentes emoções.
  • Ana Paula

    Não gostei gente, desculpa mais a parte 1 é muito mais envolvente, ficou massante … com cenas lentas…. faltou o surto da Katniss depois que ela mata a Coyn, faltou o romance dela com o Peeta … faltou muita coisa na minha opinião …. faltou ação .. no trailer mostrou todos os momentos de tirar o folego… o resto foi muito massante …. me decepcionei profundamente… todos os outros filmes foram bem melhores que esse

    • Guuh Cândido

      Não.

  • Marcio Fonseca

    Um dos melhores filmes, com certeza! Muito bem adaptado, e extremamente fiel ao livro. O que foi acrescentado ajudou os fãs dos filmes e o que foi retirado não alterou em nada o rumo das histórias. Os cenários me deixaram boquiaberto. Ficaram realmente muito próximos à realidade, sem deixar de ser um mundo futurístico. Ainda gosto mais do Em Chamas, mas este último não deixou a desejar.