coluna destaque

COLUNA: 10 motivos para ser fã de Harry Potter

coluna topo

A saga Harry Potter, escrita pela visionária J.K. Rowling, ficou mundialmente conhecida pelo impacto cultural que teve na última década (como mostramos nesta coluna). O sucesso do garoto que sobreviveu tomou conta das salas de cinema e das livrarias de todo o mundo como se fosse mágica. São centenas de motivos para você ser fã, mas listamos os 10 melhores:

motivo 1

1 – A história é digna do sucesso que tem. Se você nasceu depois de 1990 e nunca ouviu falar do nome Harry Potter, é recomendável que volte imediatamente para o planeta terra. Mas todo o sucesso por trás dos números vem de uma história realmente envolvente. Uma história que iniciou-se como algo infantil e evoluiu até um best-seller para todas as idades. Não é aquela típica história em um mundo mágica com mocinhos e mocinhas: é um universo dentro do nosso universo, e a cada livro são acrescentados novos detalhes e ainda mais magia, e no final, todas as pontas são perfeitamente amarradas em uma conclusão que faz a palavra épico parecer realmente pouco. Afinal de contas, é Harry Potter.

motivo 2

2 – Você passa a fazer parte do maior fenômeno mundial da literatura e do cinema. Não é recomendável comparar Harry Potter com outras obras: embora também sejam filmes e livros, Potter é algo único. Mas se for pra falar de números, fiquem a vontade: Harry Potter foi traduzido em mais de 73 idiomas e teve mais de 400 MIL CÓPIAS vendidas por todo o mundo. Sim, é a saga mais vendida de todos os tempos. Ainda não está satisfeito? A saga do bruxo nos cinemas rendeu nada menos que 7,7 BILHÕES DE DÓLARES. Se não tiverem noção do que é isso, seria como se CADA habitante vivo do planeta terra desce cerca de 1,10 dólares para Harry Potter. Isso é um recorde, e sim, isso fez de Harry Potter o maior fenômeno da literatura e do cinema atual.

motivo 3

3 – Os Potterheads são um exemplo de fandom. Desde o lançamento do seu primeiro livro, Harry Potter vem conseguido cada vez mais seguidores. Os Potterheads, como são chamados, é um fandom que pode ser considerado, no mínimo, como exemplar. O último filme da saga foi lançado há mais de dois anos e até hoje eles são notados e sempre presentes. Sempre se interagindo através de fanbases, sites e redes sociais, os Potterheads conseguem, mesmo “depois de todo esse tempo”, manter o fandom estável e espalhar o nome e a cultura Potter. E pode ter certeza, que se você quiser se tornar um, será muito bem acolhido.

motivo 4

4 – Você se torna uma pessoa melhor lendo os livros. Harry Potter é, sem dúvidas, um dos livros que mais inspira crianças e jovens da atualidade. E isso é realmente ótimo. Em uma sociedade de mercado, os jovens tendem a se submeterem cada vez mais a um perfil alienado e distante da leitura, mas Harry Potter quebra bastante isso. Além de ser um grande incentivador da leitura, Potter traz nas suas obras grandes lições morais que quem leu certamente levará para a vida inteira. A importância da amizade e da família são algumas dentre tantas outras. Harry Potter é, além de uma história sobre magia, uma história sobre amor.

motivo 5

5 – God save the Queen! (Deus salve a rainha!). J.K. Rowling, a visionária escritora da saga Harry Potter é, além de primeira pessoa a se tornar bilionária escrevendo livros, um exemplo para todos. Você já deve ter ouvido falar das grandes campanhas que a autora apoia, e já foi registrado que Rowling já destinou mais de 50 MILHÕES de dólares para atividades caridosas. Além disso, embora já tenha decretado encerrada a saga Potter, Rowling continua escrevendo: e os fãs amam isso, o que mantêm sempre a “rainha”, como os Potterheads a chamam, na lista dos merecidos livros mais vendidos.

motivo 6

6 – Harry Potter continua crescendo, sem previsões para acabar. Quem acompanhou a divulgação do último filme, devia estar familiarizado com a frase “Tudo acaba aqui”. Propaganda enganosa, ainda bem. A Warner Bros, empresa que produziu os filmes, já comprou os direitos dos livros paralelos da série, Animais Fantástico e Onde Habitam, Quadribol através dos Séculos e Os Contos de Beedle, o Bardo. Já foi anunciado a produção de um spin-of baseado em Animais Fantásticos e onde Habitam, cujo roteiro será escrito pela própria Rowling, e certamente não para por aí. Isso sem falar as centenas de réplicas, livros e produtos que são lançados frequentemente. Dessa forma, Hogwarts sempre estará lá para lhes dar as boas-vindas.

motivo 7

7 – Você se apaixona pelos personagens, e também os odeia. Uma história de sete livros é um portal para um mundo novo cheio de personagens, e pode ter certeza: você sempre achará um que faz mais o seu tipo. É comum também reviravoltas, vilões que trocam de lado, e heróis que também o fazem. E nisso tudo, você acaba familiarizando com tudo aquilo, e vendo os personagens como se realmente existissem, e sofrendo caso perca algum pelo caminho. Desde a inteligência de Dumbledore, até a normalidade de Luna, você certamente se apaixonará por algum.

motivo 8

8 – Os filmes são todos bem reconhecidos. Embora a Academia responsável pelo Oscar não tenha gratificado Harry Potter como merecia (o que foi alvo de várias críticas para a academia, inclusive do The New York Times), os filmes de Harry Potter são e sempre serão bem reconhecidos. Não é à toa que ganhou o BAFTA de Contribuição Marcante para o Cinema Britânico. Com diretores excelentes, cada livro foi brilhantemente adaptado para o cinema, o que faz com que os filmes ainda gere muitos dólares para a Warner e sejam revistos centenas de vezes por todos os que gostam. Fato que é possível notar na quantidade de vezes que os filme passam em canais de TV, é algo quase que semanalmente.

motivo 9

9 – O elenco do filme é fantástico, e super carismático. Sabe aquele tipo de ator que é esnobe, que não tem contato nem reconhece os fãs, além de raramente aparecer? Isso está longe do padrão Potter. Desde atores iniciantes, como o trio de ouro, até os mais experientes, como Maggie Smith e Helena Bonham Carter, Harry Potter tem um elenco extremamente agradável. Além de sempre aparecerem por aí em trabalhos que envolvem ou não a saga do bruxo, eles sabem dar valor aos fãs e demonstram sempre o carisma. Quem já viu alguma premiação que algum deles ganhou sabe disso. Dá orgulho quando aquele ator ou atriz se dirige a você, fã, e isso certamente acontecerá se você for um fã de Potter.

motivo 10

10 – Você pode viver esse novo mundo. Além de viajar nos livros e nos filmes, Harry Potter, sendo o fenômeno que é, te possibilita adentrar fisicamente nesse universo: embora ainda não muito acessível a muitos, os fãs podem vivenciar momentos sem iguais no The Wizarding World of Harry Potter, parque temático da saga, na Flórida, ou através do The Making of Harry Potter, uma espécie de museu nos cenários onde foram gravados os filmes, em Londres. E nesses lugares, os fãs podem adquirir objetos que realmente os levam ao mundo de Potter: desde varinhas até feijõezinhos de todos os sabores, tudo isso se torna ainda mais mágico.

Esses são apenas alguns dos muitos motivos que você tem para mergulhar nesse maravilhoso novo mundo e se tornar um Potterhead, e não se esqueça, que caso queira voltar, Hogwarts sempre estará lá para lhes dar as boas-vindas.

Coluna escrita por Marcello Oliveira Costa
Próxima coluna: 10 Motivos para ser fã de O Senhor dos Anéis

Participante do Sobre Sagas desde 2013, entrou na equipe como Colunista do site. Potterhead desde 2006, viu em Potter a oportunidade de se apaixonar por literatura fantástica (O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo, Percy Jackson), e atualmente também tem se apaixonado por distopias (The Hunger Games) e dramas mais densos.
  • Adoreei o post. Sou uma fã de carteirinha de Harry Potter, e venho acompanhando o crescimento da série e amando cada vez mais. Não tem como não ser um Potterhead, por mais que muitos com o tempo deixam de lado e digam que HP é infantil, eu não penso assim.
    Amo HP e sem sombra de dúvidas é a minha série preferida e que eu não aceito comparações. rsrs

    Bjs bjs bjs Mih. 😉
    #Nox