hobbit destaqs

COLUNA: O que esperar de “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”?

Dezembro se aproxima e um dos filmes mais esperados do ano também. Encerrando a trilogia que se passa na Terra Média, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos promete levar centenas de pessoas a lotarem as salas de cinema no dia 11 de Dezembro deste ano. Nós, do Sobre Sagas, já estamos entrando no clima de O Hobbit, e nossa primeira coluna de cobertura para o filme vai trazer tudo o que teremos no último filme da saga. Confiram:

ATENÇÃO! Como é de se esperar, avisamos que essa coluna contém SPOILERS. Buscamos evitar ao máximo, mas certamente nela vocês saberão o que provavelmente teremos durante todo o filme.

“O lar está para trás, o mundo adiante. E existem muitos caminhos para se trilhar. Através da sombra, para o abismo da noite. Até as estrelas estarem todas acesas. Névoa e sombra. Nuvem e masca. Tudo irá desvanecer. Tudo irá desvanecer.”

– Edge of Night, música cantada por Billy Boyd, e presente no trailer de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos

O primeiro teaser trailer de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos já nos disse bastante sobre o filme, e é claro, que até mesmo pelo título, todos já sabem que o filme irá se centrar na guerra. Todos que já leram O Hobbit sabe da magnitude da Batalha dos Cinco Exércitos, mesmo que no livro ela tenha sido narrada rapidamente. Com o final que teve A Desolação de Smaug, já sabemos boa parte do que ocorrerá depois, e juntando algumas informações concedidas pelo elenco, seguem algumas coisas que teremos:


Fogo e Água

“O fogo saltava das mandíbulas do dragão. Durante algum tempo ele voou em círculos acima deles, iluminando todo o lago; as árvores nas margens brilhavam como cobre e sangue, com sombras agitadas de um negro profundo aos seus pés. Desceu então num voo rasante, atravessando a chuva de flecha, imprudente em sua fúria, sem tomar o cuidado de expor aos inimigos apenas os flancos cobertos de escamas, buscando atear fogo à cidade.”

 – O Hobbit, pg. 241, Capitulo Fogo e Água

hobbit samug

Ao fim do segundo filme da trilogia, temos Smaug se dirigindo à cidade do Lago com toda a sua ira. E o que acontecerá a seguir é realmente o que muitos esperam: o imenso dragão irá destruir a cidade do lago. No cinema, teremos todo o trabalho da equipe de arte para que isso fique realmente perfeito. O pânico espalhará pela cidade, até o momento em que Bard conseguir destruir o dragão, e notar que existem outros problemas ainda maiores: uma guerra se aproxima em frente a Montanha Solitária.


A Batalha em Dol Guldur

“Foi assim que ficou sabendo onde Gandalf estivera, pois ouviu as palavras do mago a Elrond. Ao que parecia, Gandalf estivera num grande conselho dos magos brancos, mestres de tradição e boa mágica, e que, por fim, haviam expulsado o Necromante de sua escura fortaleza, ao sul da Floresta das Trevas.”

– O Hobbit, pg. 291, Capitulo A última etapa

hobbit dol

Embora tenha sido apenas citada no livro, sabemos que Gandalf se separa dos anões antes de adentrar a Floresta das Trevas para ir à Dol Guldur, onde um “mal” cresce. Ao contrário dos livros, no filme anterior tivemos a visita de Gandalf e Radagast à fortaleza destruída, e lá, podemos ver nitidamente o ressurgimento de Sauron, e não do misterioso Necromante citado no livro (que vem a ser Sauron, mas na época, ninguém sabia). No fim do último filme, sabemos que Gandalf se encontra preso fortaleza, e em A Batalha dos Cinco Exércitos, teremos a reunião do Conselho Branco (Elrond, Galadriel, Saruman e Radagast) para retirar Gandalf do local e expulsar o mal que lá cresce. Como já vimos no trailer, sabemos que o mago se machucará um pouco e contará com a ajuda de Galadriel, que como a atriz que a interpreta (Cate Blanchett) já confirmou, perderá a paciência e mostrará seus poderes. E acreditem quando digo: ver a Senhora dos Galadhrim perdendo a paciência vai ser de tirar o fôlego. O poder de todo o Conselho junto pode causar um belo estrago. E isso no 3D, preparem-se para uma cena realmente impactante.


Cinco Exércitos, Um tesouro

“Foi uma batalha terrível, a mais apavorante de todas as experiências de Bilbo, e que naquele tempo mais odiou – o que quer dizer que, muitos anos depois, tornou-se a aventura que mais se orgulhava e a que mais gostava de se recordar, embora sua presença tivesse sido totalmente irrelevante. Na verdade, posso dizer que ele colocou o anel no início de tudo e desapareceu de vista, se bem que não de todo o perigo.”

 – O Hobbit, pg. 274, Capitulo Explode a Tempestade

hobbit batt

Todos sabemos da capacidade de Peter Jackson em fazer grandes batalhas para os cinemas. E dessa vez, não será diferente. Tendo mais de 40 minutos, como já confirmou o diretor, a Batalha será realmente épica, e vamos entende-la um pouco: Após a morte de Smaug, os homens da Cidade do Lago e os elfos súditos de Thranduil voltam seus olhos para o tesouro, pretendendo reclamar uma parte, e com isso, se dirigem em grande número para a frente da Montanha. Como era de se esperar de um homem da ganancia de Thorin, ele os nega, o que faz com que os exércitos fiquem em torno da Montanha. Mas brevemente, exércitos de Orcs e Wargs chegam à Montanha, dando início à verdadeira guerra. Homens, Anões e Elfos (e futuramente Águias) se unem contra os Orcs e Wargs. A batalha nos cinemas certamente será épica, como já mostrou algumas imagens. É o ápice do filme, onde teremos todos os elementos dos últimos dois filmes no conflito final. Circulam-se boatos de que o próprio Sauron estará à frente dos exércitos de Orcs e Wargs no filme, o que pode decepcionar a alguns fãs que esperam algo mais parecido com os livros, mas certamente deixará a guerra ainda mais épico.


Lá e de volta outra vez

“– Assim chega a neve depois do fogo, e mesmo os dragões chegam ao fim! – disse Bilbo, dando as costas à sua aventura. A parte Tûk estava ficando muito cansada, e a parte Bolseiro ficava a cada dia mais forte. – Agora só queria estar em minha própria poltrona! – disse ele.”

 – O Hobbit, pg. 287, Capitulo A viagem de volta

hobbit there

Por se tratar de um filme pós O Senhor dos Anéis, certamente teremos um encerramento digno e que fará a ligação com a história de Frodo, assim como tivemos no início do primeiro filme. Além dos acontecimentos pós-batalha (morte de Thorin, Fili e Kili, e resoluções diplomáticas do tesouro), teremos o jovem Bolseiro retornando ao Condado, onde a calmaria reina. E como já também confirmado pelo diretor, o filme acabará com uma música cantada por Billy Boyd, que interpretou Pippin em O Senhor dos Anéis e cantou a impactante música que temos no trailer.


Então, certamente já temos certeza de algo: O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos tirará o folego de centenas de pessoas que irão aos cinemas para assisti-lo. Por se tratar de um filme com o elenco de peso que tem, certamente os veremos nas premiações do ano que vem também, e quem sabe até nos rankings de grandes bilheterias, já que tudo indica que ele seja o filme mais esperado do ano. E é com essa chave de ouro que encerraremos essa aventura da Terra Média, a qual todos acompanharemos nos cinemas no dia 11 de Dezembro deste ano.

Coluna escrita por Marcello Oliveira

Participante do Sobre Sagas desde 2013, entrou na equipe como Colunista do site. Potterhead desde 2006, viu em Potter a oportunidade de se apaixonar por literatura fantástica (O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo, Percy Jackson), e atualmente também tem se apaixonado por distopias (The Hunger Games) e dramas mais densos.