Capturar2

O filme ‘Cinquenta Tons de Cinza’ destruiu o preconceito que existia contra os livros (?)

Capturar

Cinquenta Tons de Cinza causou polêmica desde o seu lançamento no Brasil que ocorreu em Agosto de 2012. Lembro que estava assistindo o Jornal quando ouvi pela primeira vez a palavra “Cinquenta Tons de Cinza“, segundo a Jornalista, o livro se tratava de um romance pornográfico que estava fazendo muito sucesso entre os leitores. Logo fiquei curioso e pedi o mesmo de aniversário alguns dias depois de assistir essa entrevista.

50 tonsFinalmente o livro estava em minhas mãos, lembro de chegar em casa e correr para ler o livro, (infelizmente) não consegui passar da página 10. Depois de algumas semanas do lançamento, o livro já era o centro das atenções nas redes sociais.  Cada vez que você atualizava o Facebook, 5 de 6 postagens eram sobre o livro, 98% das postagens eram críticas negativas e 70% dessas pessoas que estavam criticando não haviam lido o livro. Elas criticavam pelo motivo de acharem que seria o “novo” Crepúsculo. O preconceito começou por aí.

Logo foi lançado os outros dois volumes da série, “Cinquenta Tons Mais Escuros” e “Cinquenta Tons de Liberdade“. Depois do lançamento de toda a série, boa parte dos leitores que haviam lido não gostaram. Um vlogueiro famoso produziu um vídeo falando mal da série, o mesmo havia feito com Crepúsculo, diversos blogs criticaram negativamente a série. Resumindo: Uma chuva de críticas negativas surgiu em toda a internet, o que deixou muita gente desanimada de tentar conhecer a série, inclusive eu.

“Parece que o jogo virou ñ é mesmo?”

Em 2014 foi lançado o primeiro trailer do filme que deixou muita gente curiosa, ainda mais com a música maravilhosa da Beyoncé na trilha sonora. Uma coisa era certa: Gostando ou não dos livros, todo mundo iria assistir ao filme. O público só não esperava gostar da adaptação, não é mesmo? Risos.

(Você pode não ter gostado nem do livro e nem do filme, estou escrevendo esse post baseado nas críticas que foram postadas na internet e na opinião dos nossos leitores)

Vamos começar falando dos atores: Lembro que os próprios fãs da série criticaram a escolha dos atores que iriam viver os personagens Anastasia Steele e Christian Grey nos cinemas. Mas parece que o jogo virou não é mesmo? (adoro esse meme)

Leiam o trecho de uma crítica do filme que fala justamente sobre os atores e seus personagens:


Em relação a escalação de ambos, de início, muitos acharam que eles não seriam ideais para ambos os papéis, mas todos esses pensamentos caíram por terra, logo no início do filme, pois já percebemos que ambos se jogaram de cabeça a fim de colocar vida aos personagens do livro, afinal Jamie transmitiu fielmente o aspecto firme e frio de seu personagem, mostrando assim que é um ator de múltiplas faces. Não acompanhamos qualquer filme ou produção estrelada pela Dakota, mas podemos afirmar que ela se saiu muito bem no papel, mostrando o lado doce, romântico e sensível da personagem, mas ao mesmo tempo transmitindo um ar de maturidade ao se colocar perante aos seus pensamentos e desejos. — Site Sobre Pop.

xcscsdc

Sinceramente, estava preparado para diversas críticas negativas do filme (e não críticas positivas), notas baixas e muita gente falando mal. Fui otário todo esse tempo em achar isso, na verdade, fiquei até feliz de estar completamente enganado. (Certamente teve muita gente que não gostou, mas ainda sim é um número pequeno comparado ao número de pessoas que gostaram do filme, o que é bem legal por sinal)

Agora leiam o trecho dessa crítica que fala sobre a adaptação cinematográfica do livro.


O filme começa de maneira lenta, transformando um livro extremamente sexual em um romance hollywoodiano. E dá certo. As cenas de sexo estão lá, mais brandas e menos detalhistas, mas maravilhosamente adaptadas para a telona de uma maneira em que se transformam em algo muito mais sensual do que vulgar, mesmo com todos os chicotes, algemas, couro e masoquismo. A transposição foi de bom tom (o que pode deixar alguns fãs mais afoitos pelas fortes cenas de sexo decepcionados). — Site CinePop


Alguns leitores me falaram o seguinte: “O grande problema do filme é que ele é baseado em Cinquenta Tons de Cinza, esse é o único ponto negativo que podemos ressaltar”. Será que a adaptação cinematográfica de Cinquenta Tons de Cinza conseguiu quebrar (pelo menos um pouco) o preconceito que havia contra os livros?

Resolvi escrever esse post para passar a seguinte mensagem: Não adianta criticarmos algo que não conhecemos, não adianta julgar o livro pela sua adaptação cinematográfica (indireta para Percy Jackson, SIM), assim como não adianta julgar um filme pelo livro que não foi bem escrito, que é o caso de Cinquenta Tons de Cinza.

Você gostou do filme? Você acha que o filme conseguiu destruir um pouco do preconceito que o público tinha contra os livros? Sua opinião é importante, escreva pra gente através dos comentários!

Cinquenta Tons de Cinzas está em exibição nos cinemas.

Criador da Sobre Entretenimento - grupo que administra os sites Sobre Sagas, Sobre Pop e Sobre Séries, apaixonado por Lana Del Rey, iamamiwhoami e por Harry Potter, vê nos livros uma maneira de embarcar em um novo mundo, viver uma nova história e sentir diferentes emoções.
  • Daniela Viana

    Eu adorei o livro, estou lendo ainda o terceiro da trilogia. O filme ficou perfeito. Como era de se esperar, no filme tem menos detalhes e falas que no livro,mas ainda assim amei o filme. Amigas minha que não leram se interessaram a ler através do filme. É um livro adulto, não podemos julgar pelas primeiras paginas.

  • Samarina

    Olha! Sou fã de livros e filmes. Então creio que quebrou sim o preconceito. Mais nem tudo que se tem num livro da para transportar, colocar, na telona. E para min livros são para você usar a imaginação. Sua. Pessoal.

  • Maria Clara

    Eu li a trilogia duas vezes!Confesso que no começo não queria o Jaime como Grey ,mas ele interpretou muito bem.As pessoas não tem preconceito em relacão ao livro somente por ser baseado em crepúsculo mas também por conter uma realidade que muita gente julga errada e machista (não acho) então as pessoas têm que ter a mente mais aberta para lerem e assistirem ao filme pois,não é só sobre sexo tem uma estória por trás que deve ser entendida

  • Rhasna

    Fiquei sem ar, sem chão, sem alma, sem nada após ter assistido 50 Tons de Cinza! Li os 3 livros e particularmente, gostei, apesar de certos aspectos que não me agradaram, mas de qualquer forma, fiquei muito ansiosa pelo filme de início assim que escutei que haveria uma adaptação cinematográfica, desde então era lançados 3 trailers, inúmeros TV Spots e fotos promocionais, e com tudo isso a ansiedade só aumentava, procurava por informações todo dia, até que chegou o grande dia do filme e devo dizer que ainda não me aguento em pé depois desse filme indescritível. Quero guardar pra mim o que senti naquela hora mas posso dizer que roubou meu coração e nunca mais devolveu! A atuação da Dakota, meu Deus, o que é aquela mulher? Nunca em nenhum filme vi uma atriz desempenhar um papel tão perfeito e fiel como a Dakota na pele da Ana. Estou em choque com esse filme, com certeza ainda vou assistir mais umas 2x no cinema pelo menos, hahaha. Ainda estou relendo o livro de novo porque não consigo ficar mais sem essa história presente na minha vida! Mas devo dizer, por ter prestado atenção na minha leitura dos livros, que apenas faltou um pouco mais de detalhes no filme, como na parte da calcinha que o Christian pega e não devolve.. Mas resumindo: 5 estrelas para o melhor filme da minha vida. Que venha os próximos por favor!

  • polly

    Amei o filme…. Eu li os livros e me surpreendeu o quanto eles conseguiram colocar no cenário as riquezas de detalhes que o livro nos induz a imaginação…. Acho que as pessoas estão enganadas. O filme é uma trilogia.. Ainda tem continuação….

  • Karol

    Cinqüenta tons de cinza trás uma visão que alem de extremamente deturpada sobre uma temática seria como a do sadomasoquismo, ainda faz com que os leitores acreditem que aquilo é belo e que alguem como a Anastácia pode mudar um homem teoricamente como o Christian. Qualquer pessoa que entenda um pouco sobre o assunto sabe que aquilo é uma historia feita apenas para enganar pessoas e vender. Apenas leigos conseguem achar a história “incrível”
    Pesquisem mais sobre um assunto antes de acharem ele lindo em uma obra de nivel tao absurdo

  • jose maycon

    O filme é maravilhoso

  • Helena Matias

    Li os livros e vi o filme. ..achei todo o pacote ruim, e o filme é ainda pior, pois em momento algum consegui perceber a cultura e inteligência de Mr. Grey que está no livro, além do ator ser sem sal e interpretar sem um pingo de sensualidade, que no livro o personagem tinha. Inclusive as expressões de psicopata que o ator faz são mais assustadoras que sexys. A atriz incorpora melhor o personagem e acaba segurando o filme. As cenas de sexo são estilizadas ao extremo e enfadonhas. Não deveria estar perdendo meu tempo analisando este filme, mas é necessário mostrar que nem todo mundo que leu esta série e viu o filme gostou desta obra totalmente irreal, pois mostra que o amor pode curar um neurótico, coisa que só um psiquiatra pode conseguir. …

  • Neide aparecida dos santos

    Muito bom adorei o filme e o livro acho que quem críticas sem ao menos ter visto ou lido e uma pessoa sem opinião própria só porque alguem falou que era ruim

  • Amanda

    Eu li todos os livros,duas vezes e adoreiii !!!
    Assisti o filme ansiosa na Estreia , pois não poderia perder !! Confesso q não superou todas as minhas expectativas diante do livro, pois o livro tem muito mais…Claro q não daria para por em cena todo o contexto do livro, mas eu adorei o filme também ! Tudo muito perfeito, adorei os atores . Achei os dois bonitos e incorporaram mto bem os personagens ! O final do filme foi como o esperado, assim como o livro .. E estou ansiosa para os próximos filmes … Creio q antes de criticar é preciso conhecer sobre o assunto ! E nao criticar apenas pela capa ou apenas ter lido a Sinopse … É preciso saber todo o contexto do livro ou filme, antes de criticar ! 😉 ótimo filme a todos e leitura aos q se interessaram após o filme !!!

  • Camila

    Para todos que criticaram o filme, tenho certeza que não tenha nem pegado pra lê o livro. O filme tava maravilhoso, achei que eles fizeram certo, pegaram as partes mais importantes do livro e colocaram nas telonas haha ! porque também não tem como por tudo do livro em um filme, porque o livro e tão bem detalhado, adorei os atores, adorei os cenário. Fico muito bom.. ansiosa para o próximo filme ! …