indiana

RESENHA: Por que Indiana, João?

 

indiana

“Por que Indiana, João?” é o livro de estreia do ilustre e carismático Danilo Leonardi. Eu sempre acompanhei o canal dele no Youtube, Cabine Literária, sempre ia lá para ver as resenhas e as opiniões ótimas sobre os livros que eles liam ultimamente. E quando ele disse que iria escrever um livro, eu estava muito ansiosa, e eu achei essa capa muito bonita. Sabe aquelas capas simples que você acha magnífica? E também, a capa como o livro são lindos.

Eu estava na Saraiva e pensei que não teria e encontrei o livro escondidinho em lugar bem distante e comprei o meu na hora! O livro do Danilo é um daqueles livros que você o pega em uma tarde gostosa e ler ele em questão de horas, sabe? É um livro com uma história muito boa e traz uma história e um assunto bem importante: o bullying.

Quantas pessoas já sentiram vítimas dele? Quantas pessoas já foram humilhadas, viraram alvo de brincadeiras e chacotas, e mesmo assim voltaram pra casa e viveram suas vidas, mas com o estigmas das humilhações que foram feitas com elas. Devo dizer que eu me senti muito conectada com este livro pelo fato de já ter sido vítima do bullying. E não, não é uma coisa boba, só quem passa sabe na pele o quanto é ruim ter todos contra você e te zoando o tempo todo, é como carregar o mundo das costas todos os dias.

A história é do João Vitor Galeto, um garoto normal de 15 anos que vive sendo humilhado pelos seus colegas de classe, com brincadeiras e apelidos, ele sempre muito gente boa, sempre nunca revidava o bullying deles. Só que acontece uma reviravolta na vida nada monótona do protagonista, ele acaba revidando as agressões e um dos seus amigos filma todo o acontecimento e coloca na internet. Pronto, esse foi o estopim para a vida do João virar de cabeça pra baixo.

João então se torna uma celebridade na internet, e vai á diversos programas de TV e dar várias entrevistas sobre o acontecimento e quando ele faz uma declaração súbita sobre que a solução do bullying é bater primeiro, sua situação piora.

O significado do nome do livro, vocês iram descobrir lendo, por que senão fica sem graça, eu contar.

O livro e o personagem vão amadurecendo conforme as paginas, e vemos a evolução do personagem, suas paixões, suas dúvidas, até seus gostos musicais, como Legião Urbana, o João tem um bom gosto, não é? E também diz o valor da amizade, cheio de reviravoltas que nos deixam ansiosos.

Eu mesma comentei uma foto no Facebook do Danilo dizendo que havia adorado seu livro e ele me respondeu: um fofo, não? Enfim, gostei muito do livro e estou muito ansiosa para os novos livros do Danilo, ele tem um grande futuro pela frente.